Loading

Periodização, treinamento, método de treinamento parte 2

  • Por iSulbra em 25 de Agosto de 2020

Periodização do Treinamento Físico Parte 2

O grupo de trabalho de Lev Pavlovitch Matveev um pesquisador/treinador desenvolveram o primeiro sistema de periodização do treinamento de força mais sofisticado que se conhece.
_
Todo suporte para o desenvolvimento vem da teoria da Síndrome Geral da Adaptação (SAG) ela endossa a base teórica da periodização. A SAG é um fenômeno que irá acontecer quando o cérebro interpreta ou recebe informações de alguma situação estressante. Tal estímulo irá promover reações proporcionais ao nível de estresse recebido. A SAG foi dividida em 3 fases: Alarme ? Adaptação ? Esgotamento (exaustão).
_
A fase de alarme é o momento em que o organismo reage ao estímulo que você aplicou. Os sistemas trabalhados irão ficar em alerta pois houve um estímulo que quebrou a homeostase do sistema. É um estado de alerta geral, tal como se fosse um susto. Depois disso, o organismo irá para segunda fase, a de adaptação. Geralmente ela vai acontecer depois que insistirmos na fase de alarme por um período mínimo de tempo. Mas se o estresse continuar o organismo não consegue suportar e vamos para a terceira fase, o de esgotamento.
_
Essa última fase que muitas vezes faz com que seu aluno tenha queda de desempenho e até mesmo desista dos treinos. Exatamente para que possamos continuar com a fase 1 e 2 que foi criado o modelo de periodização de Matveev, que é composto por 3 períodos básicos: Período preparatório, período competitivo e período transitório.
_
Interessante não é mesmo?
Continuarei em outra postagem.

Deixe seu Comentário

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.