Loading

treinar até a falha concêntrica

  • Por iSulbra em 11 de Agosto de 2021

Você tem que treinar até a falha concêntrica para ter resultados!

Você tem que treinar até a falha concêntrica para ter resultados!

Essa frase já foi dita e escutada muitas vezes em centros de treinamento físico e academias. Muitos vídeos produzidos por atletas e profissionais trazem essa informação, existe até mesmo uma expressão ?sem dor, sem ganho?.

Se já disse ou escutou tal informação você precisa ler esse texto para entender melhor sobre a ciência do treinamento de força (musculação ou treinamento com pesos).

O que temos de concreto é, treinar até a falha pode ser uma alternativa de treinamento em alguns casos, mas é necessário entender em quais casos e quando ela não é algo interessante a ser usada.

Você precisa aplicar a ?ciência científica? e não a ?ciência do ferro? ou a ?ciência da pratica? como muitos gostam de gritar por aí... com todo o respeito, tenho visto muita bobagem sendo dita e aplaudida por leigos e por profissionais pouco informados.

Mas o que é treinar até a falha concêntrica?

Significa fazer o exercício ao ponto em que você não consiga mais realizar nenhuma repetição com a carga imposta.

Podemos usar duas técnicas para isso.

A mais comum:
1° Usar uma carga bem alta, imaginando quantas repetições você quer fazer para que na última repetição esteja exausto a ponto de não conseguir executar mais a contração de maneira adequada ou correta.

A menos comum:
2° colocar uma carga menos pesada e realizar o número máximo de repetições possíveis até perder a qualidade de movimento.
Em quem vou usar a técnica de falha muscular concêntrica?

Sem dúvida você como treinador entende sobre nível de condicionamento físico, não é mesmo?

Entende que sedentários precisam de cargas e estímulos menores para obter resultados e qualquer carga gera dores musculares. Sendo assim, a técnica de falha muscular fica direcionada para sujeitos que já tenha algum grau de experiência e exposição ao treinamento físico. Eu aplico essa técnica falha muscular para sujeitos com mais de 12 meses de treinamento com assiduidade de 5 x na semana no mínimo.

A técnica de falha muscular concêntrica ajuda bastante a dar um estímulo de choque, quebrar a rotina fisiológica a nível maior para que possamos avançar mais nas adaptações. Por isso uso a falha muscular concêntrica para atletas mais avançados.

Quando vou usar a essa técnica?

Já dei uma grande dica do quando, vamos usar técnica quando precisarmos dar um pico de intensidade, ou seja, para elevar o trabalho total do músculo treinado, aumentar o gasto energético do treinamento.

Isso é um ponto muito importante a ser considerado ao aplicarmos a técnica. Você não sabe fazer esse tipo de controle?

O curso de hipertrofia muscular e o workshop de hipertrofia te ensinam passo a passo sobre isso e muito mais coisa, aproveita que está aqui e faz esses cursos.

Quais os riscos da falha muscular?

Como a carga é mais alta para um mesmo número de repetições o trabalho total será maior, e isso gera maior chance de lesões e se repetido muitas vezes pode levar a OverTraining. Por isso, a recomendação de aplicar ela em sujeitos mais experientes e de se planejar um trabalho menor após a aplicação para deixar a musculatura recuperar.

A falha muscular concêntrica é melhor que um treino tradicional sem chegar a falha?

Essa pergunta vou responder em outro texto aqui no blog e vou usar bem a ?ciência científica? para responder essa dúvida!

Link do blog https://bit.ly/3fTnuVv

Eu posto material também no meu grupo do telegram, quer participar?
https://t.me/joinchat/U17QCaejpyMRXo30

Meu perfil do Instagram.
https://www.instagram.com/dr.andrelopes/

Me siga para ler conteúdo que irá lhe ajudar a entender sobre treinamento, nutrição e medicina do esporte.

Deixe seu Comentário

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.