Loading

treinamento de isometria para desempenho

  • Por iSulbra em 13 de Agosto de 2021

Breve revisão: Efeitos do treinamento de força isométrica na força e no desempenho dinâmico.

Breve revisão: Efeitos do treinamento de força isométrica na força e no desempenho dinâmico. 
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30943568/


O treinamento de força isométrica é um modo alternativo viável de aumentos de força muscular que demonstrou induzir menos fadiga do que o treinamento dinâmico. As principais características é o ganho de uma força específica de ângulo, com incrementos superiores ao treinamento de força dinâmico melhorando diversos aspectos do desempenho dinâmico relacionados a esportes. 

 Treinadores e atletas podem incluir atividades isométricas em seus regime de treinamento com os seguintes objetivos: 

 1) para evitar fadiga excessiva enquanto ainda adquire adaptações neuromusculares positivas.

 2) para melhorar a força em uma posição de articulação biomecanicamente desfavorecida de um específico movimento.

 3) para melhorar o movimento específico de esportes que requerem principalmente contração isométrica como na ginástica, lutas e rúgbi. 

 4) quando os atletas estão tendo dificuldade de locomoção devido a lesões ou pós-cirurgia. 

É recomendado que tal contração seja é realizada intercalando com exercícios de força dinâmica, isso por que de forma isolada ele pode não ser tão benéfico para as atividades que envolve as 3 fases do ciclo de encurtamento de alongamento, como os saltos reativos (contra movimento). Além de que as evidências de isolamento da técnica em atletas de alto rendimento não forma bem estudas ainda. Para sermos efetivos em termos de carga os valores aplicados na isometria devem ser maiores que 100% da 1RM. Isso é um ponto bem interessante a ser discutido em outra postagem. 

Quando o objetivo do treinamento é aumentar a hipertrofia muscular, podemos usar o treinamento estático. Eu não gosto de chamar de isométrico contrações com menos de 100% da 1 RM, outra hora explico o motivo. O treinamento estático para hipertrófica deve ser realizado em 70-75% da com contração sendo mantida de 3-30s por repetição, e um total duração da contração sustentada de 80-150s por série. Se o objetivo é aumentar a força máxima, o trabalho estático deve ser realizado em 80-100% da 1 RM com uma contração sustentada de 1?5s, e um tempo total de contração de 30?90s por série, usando múltiplos ângulos da articulação ou ângulo de articulação especificamente direcionado. 

Quer saber mais? Fique ligado nas postagens do blog e nos cursos presencias e EAD. 

Siga @dr.andrelopes no instagram e Dr. Andre Lopes no YouTube.

Deixe seu Comentário

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.