Loading

restrição de fluxo

  • Por iSulbra em 10 de Setembro de 2021

O uso da restrição de fluxo sanguíneo é eficaz?

Este estudo verificou a intervenção de treinamento de força usando em equipamento de restrição de fluxo sanguíneo (BFR-RT) durante um programa de reabilitação de 8 semanas em pacientes com reconstrução do ligamento cruzado anterior (ACLR).
Objetivo foi comparar os resultados usando a restrição de fluxo e treinamento tradicional na velocidade de ganho de força, hipertrofia, função física, dor e efusão em pacientes que passaram por cirurgia de ligamento cruzado anterior.

Para realização do estudo foram recrutados 28 pacientes agendados para cirurgia unilateral com enxerto de Isquiostibiais para este ensaio clínico randomizado. Após a cirurgia, foi utilizada uma abordagem baseada em critérios para a reabilitação e os participantes foram randomizados para grupo tradicional, ou seja, realizar treinamento a 70% de repetição máxima (1RM) (n?= 14) ou grupo restrição de fluxo (n?= 14) que realizou exercícios a 30% de 1RM.

 Os participantes completaram 8 semanas de treinamento quinzenal de leg press unilateral em ambos os membros, totalizando 16 sessões, juntamente com a reabilitação hospitalar padrão. Os protocolos de exercícios de força foram elaborados de acordo com os protocolos padrão recomendados para cada tipo de exercício. Força isotônica máxima escalonada (10RM), morfologia muscular do vasto lateral do membro lesado, função auto referida, desempenho no teste de equilíbrio em Y e dor nas articulações do joelho, derrame e amplitude de movimento (ROM) foram avaliados no pré-cirurgia, pós -cirurgia, treinamento intermediário e pós-treinamento. Frouxidão da articulação do joelho e extensão isocinética máxima do joelho escalonada e força de flexão a 60°/s, 150°/ se 300°/s foram medidas no pré-cirurgia e pós-treinamento.

Resultados

Quatro participantes foram perdidos, com 24 participantes completando o estudo (12 por grupo). Não houve eventos adversos ou diferenças entre os grupos para qualquer variável antropométrica basal ou mudança pré e pós-cirurgia em qualquer medida de resultado. A força de 10RM com escala aumentou significativamente no membro lesionado (104 ± 30% e 106 ± 43%) e no membro não lesionado (33 ± 13% e 39 ± 17%) com grupo restrição de fluxo e grupo tradicional, respectivamente, sem diferenças entre os grupos. Aumentos significativos na extensão do joelho e pico de torque de flexão foram observados em todas as velocidades no membro não lesado, sem diferenças entre os grupos. A atenuação significativamente maior da perda de torque máximo do extensor do joelho em 150°/s 300°/s perda de torque flexor do joelho em todas as velocidades foi observada no grupo restrição de fluxo. Nenhuma diferença de grupo na perda de pico de torque extensor do joelho foi encontrada a 60°/s. Aumentos significativos e comparáveis na espessura do músculo (5,8 ± 0,2% e 6,7 ± 0,3%) e ângulo de penação (4,1 ± 0,3% e 3,4 ± 0,1%) foram observados no grupo restrição de fluxo e tradicional, respectivamente, sem diferenças de grupo. Nenhuma mudança significativa no comprimento do fascículo foi observada. Aumentos significativamente maiores e clinicamente importantes em várias medidas de função auto referida (50?218 ± 48% vs. 35?152 ± 56%), desempenho do equilíbrio Y (18?59 ± 22% vs. 18?33 ± 19%), ROM (78 ± 22% vs. 48 ± 13%) e reduções na dor nas articulações do joelho (67 ± 15% vs. 39 ± 12%) e efusão (6 ± 2% vs. 2 ± 2%) foram observados no grupo restrição de fluxo em comparação com o grupo tradicional, respectivamente.

Conclusão

O grupo que fez uso de restrição de fluxo pode melhorar a hipertrofia e a força do músculo esquelético em uma extensão semelhante ao grupo tradicional com uma maior redução na dor e edema das articulações do joelho, levando a melhorias gerais na função física. Portanto, pode ser apropriado para a reabilitação mais rápida em populações de pacientes ACLR dentro do Serviço Nacional de Saúde o uso de tais equipamentos.

Nota técnica: Os estudos mostram não haver vantagens superiores do método restrição de fluxo sobre o método tradicional, isso significa que usando um ou outro de maneira correta o resultado será limitado pelo potencial de resultado. 


Deixe seu Comentário

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.